PABLO.BLOG.BR
Artigos
Eventos
Livros
Slides
Vídeos
Matérias
Sobre
Contato
Do Ubuntu ao Mac, passos iniciais
Após muito tempo resistindo, decidi entrar de vez no mundo Mac. E após dois dias de uso intenso, não me arrependo nem um pouco. Após muitos anos somente Linux e Windows, senti a necessidade de ampliar os horizontes tecnológicos e a entrada no mundo Mac se deu pela aquisição de um Macbook Air, uma máquina de deixar qualquer nerd maluco, de tão perfeita. --- É preciso deixar claro que não abandonei o Linux. Uso Ubuntu em minha máquina principal de desenvolvimento e parti para o uso do Mac no notebook que uso para apresentar produtos a clientes e também dar aulas. Então será meu segundo sistema operacional. Mas claro que toda transição tem um período de adaptação. O que eu não esperava é que essa adaptação fosse tão tranqüila para um desenvolvedor como eu. A princípio pensei em instalar o Ubuntu na máquina em um dual boot, ou ainda em uma máquina virtual. Mas essa alternativa seria usada somente se eu não conseguisse preparar todo ambiente de desenvolvimento no Mac. Como deu tudo certo, só fica o Mac nessa máquina. Pequei o notebook quinta pela noite. As primeiras horas foram de ambientação. Passei sexta-feira inteira compilando os softwares necessários (PHP, Gtk, PHP-GTK). Sábado finalizei a compilação e descobri como criar um instalador para um aplicativo e registrar uma aplicação no sistema. Hoje estou ouvindo música, escrevendo, desenvolvendo... Enfim, agora vem a parte divertida. Mas vamos aos passos que segui. No primeiro dia, passei só compilando: PHP, Gtk, PHP-GTK, libpng, libjpeg, zlib, PostgreSQL, MySQL... Enfim, uma pilha enorme de aplicações e bibliotecas para suprir as dependências. Nesta parte eu pensei que teria problemas, mas todos foram solucionados a contento e consegui realizar o setup de um ambiente de desenvolvimento completo com PHP e PHP-GTK. Mas para que isso fosse possível, antes precisei instalar os seguintes itens:
XCode. Conjunto de bibliotecas de desenvolvimento para Mac (instalado via Apple Store);
Command Line Tools XCode. Ferramentas de compilação em linha de comando como Make, autoconf, libtool e outras (https://developer.apple.com/xcode/ - View Downloads – Requer cadastro);
Após compilar todo o ambiente com versões atualizadas, foi necessário descobrir como criar instaladores para alguns softwares em PHP-GTK que desenvolvo. Para isso, foi necessário instalar o PackageMaker da Apple, um software muito fácil de utilizar para criar instaladores. Segue o caminho:
Auxiliary Tools for Xcode (https://developer.apple.com/xcode/ - View Downloads – Requer cadastro);
Bom, explicar como utilizar o PackageMaker é desnecessário pois é extremamente simples. O próximo passo seria disponibilizar alguns softwares como aplicativos do Mac, para que o usuário pudesse iniciá-los pelo ambiente, arrastar para o Dock, etc. Para isso, é necessário criar uma estrutura de diretórios em /Applications. Supondo que o software chama-se Donald, você deve criar uma pasta /Applications/Donald.app, com a seguinte estrutura:
/Applications /Donald.app /Contents Info.plist /MacOS Donald /Resources Donald.icns
Nessa estrutura, /MacOS/Donald é o aplicativo ou script para incializar a aplicação e /Resources/Donald.icns é o ícone da aplicação. Para converter os ícones que eu possuia em PNG para o formato ICNS do Mac, utilizei um site (http://iconverticons.com/app/). Já o arquivo Info.plist contém propriedades da aplicação. Basicamente tem coisas como o nome do aplicativo (CFBundleName) e o nome do ícone (CFBundleIconFile). Bom, não sei explicar com maiores detalhes, pois aprendi isso ontem. ```xml
CFBundleDevelopmentRegion
English
CFBundleExecutable
Donald
CFBundleHelpBookFolder
Donald.help
CFBundleHelpBookName
com.apple.Donald.help
CFBundleIconFile
Donald.icns
CFBundleName
Donald
CFBundlePackageType
APPL
CFBundleShortVersionString
10.7.1
NSMainNibFile
Donald
NSPrincipalClass
NSApplication
NSSupportsSuddenTermination
``` Claro que não parou por aí... Depois instalei o LibreOffice, Gimp e outras ferramentas de produtividade. Bom, espero descobrir muitas coisas novas nos próximos dias. Mas creio que essas instruções ajudarão algum desenvolvedor como eu que está iniciando no Mac.
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.