Conheça o Adianti Framework para PHP:

  • Desenvolvimento com componentes;
  • Formulários e datagrids.
  • Versão Web e Desktop (Gtk);
  • Multiplataforma;
  • Desenhe as interfaces;
  • IDE própria (Adianti Studio).
Ver detalhes...

No sábado, último dia da semana do Latinoware, fomos finalmente conhecer as cataratas do Iguaçu. Falar sobre as Cataratas é algo muito difícil de fazer, porque neste caso a natureza foi tão gentil com a gente, que nos deixa simplesmente sem palavras.

As Cataratas do Iguaçu foi a coisa mais sensacional que eu já vi na mina vida. Tivemos sorte em todos os itens, o dia estava maravilhoso, ensolarado. O volume da água era 3 vezes maior que o normal. Tinha arco-íris em todos os lados que a gente olhava, e ainda fomos premiados com a visita dos amigos Quatis. As fotos explicam por si só.

Postado em

Apesar de toda correria do evento Latinoware, no meio da semana ainda deu pra fazer um passeio na Hidrelétrica de Itaipú, onde instalei o GNUTeca e migrei os dados da velha base em WinIsis.

Fiquei realmente impressionado com o tamanho da hidrelétrica. Dizer que aquela obra é faraônica é muito pouco... A quantidade de concreto que está lá é algo abissal. E o volume de água que desce é algo quase que inacreditável. São quase 200 metros de altura de puro concreto que gera uma diferença de pressão que faz a chuva parar no meio do caminho e ser arremessada para cima da estrutura que possui 4 mil funcionários trabalhando lá dentro, distribuídos em diversos andares, elevadores, etc...

Postado em

Nos dias 8,9 e 10 de Novembro estive no Latinoware, evento com diversas palestras e discussões ideológicas sobre software livre. Reencontrei diversos amigos como o Timoty Ney, presidente da Gnome Foundation, o MadDog, o Cláudio Ferreira, o Kov, dentre outros.

Nos dias 11 e 12 de Novembro, no mesmo local, participei do Fórum do Gnome, com uma palestra sobre PHP-GTK. Lá pude conhecer o Everaldo Canuto, membro ativo do projeto mono e mantenedor do projeto advanced-ado, para mono. Já combinamos um projeto para tocarmos juntos, a GtkFileDialog, uma nova caixa de diálogo para o mono, baseada na FileDialog.class que eu criei para o Agata Report. Também conheci o Federico Mena Quintero, co-autor do Gnome. Conversamos muito sobre o futuro do Gtk/Gnome e também do Glade, o Federico é um cara muito simples e camarada.

Postado em

No dia 30 de outubro, fui convidado para falar sobre PHP-GTK, na semana acadêmica da Unisinos, universidade onde estudo.

Aproveitei para tirar algumas fotos do campus. A noite também assisti a palestra do amigo Humberto Gastal Meyer, que fazia tempo que não reencontrava, sobre Creative Commons, muito boa por sinal.

Postado em

No dia 23 de Outubro, fui convidado para falar das Experiências de um desenvolvedor de Software Livre na FTEC em Caxias do Sul. Fui junto com a minha Gnuria e a Janaina que também falaram sobre o trabalho social das Gnurias.

O dia começou buscando a Jana em Santa Clara e ainda dando uma carona para a Fernanda e o Felipe. Fizemos uma parada estratégica em Bento Gonçalves para comprar uns vinhos e depois seguimos para o evento. Na volta ainda passeamos no Iguatemi. Tive uma boa surpresa ao encontrar meu livro na Sciciliano :)

Postado em

Nos dias 13 e 14 de Agosto eu e o Marcone fomos a Criciúma-SC a convite do Ricardo Macari para palestrar no evento "O Caminho do Software Livre".

Quando chegamos lá já encontramos vários amigos da comunidade, o Daniel Zilli, autor do "engenheiro linux", o Douglas da OpenS, o Alexandre da www.kcp.org.br advogados, enfim, um pessoal super conciente discutindo os caminhos, os modelos de negócios de software livre.

O Marcone falou sobre migração para a plataforma linux, abordando diversas ferramentas, eu falei sobre PHP-GTK e as novidades do PHP5.

Muito interessante achei a palestra do Alexandre, sobre licensas, patentes, enfim, o encoque jurídico que circunda o software livre, muito interessante. A palestra do Daniel tb foi mt interessante, na qual ele abordou como ganhar dinheiro com Software livre, falando do exemplo do www.care2x.org

Além de todos, encontramos o Pierre, o Lages da Procergs, o Michelazzo, enfim muitos que como nós sempre estão disponíveis a levantar alto a bandeira do software livre.

Postado em

III SDSL aqui em Lajeado-RS !! Quinta-feira quando estava indo almoçar passei de carro pelo Hélio do KDE caminhando à pé do hotel rumo à Univates... Daí caiu a ficha, sim o III SDSL é aqui mesmo :)

A semana começou bem, Segunda-Feira dei um mini-curso sobre Programação Orientada a Objetos e a tarde outro sobre UML. Quarta-feira foram 8 horas seguidas de mini-curso de PHP-GTK. Lá pude reencontrar velhos amigos como o Alexandre Wolf.

Quarta de noite eu e minha excelentíssima fomos assistir a palestra dos amigos Rubens Queiroz e do Cesar Brod, e posso dizer que a gente deu boas rizadas com eles... No final tudo virou uma grande mesa redonda, então o Luciano Ramalho demonstrou um jogo bem interessante de 86 linhas feito em python, o Marcelho Malheiros falou da importância do modelo colaborativo de desenvolvimento e eu deixei minha namorada Fernanda vermelha quando falei que ela aprendeu a utilizar Linux em apenas uma tarde (de domingo). Depois fomos todos beber shops no shopping onde encontramos muitos amigos.

Quinta foi a noite da janta do evento. Todos reunidos no Centro de Tradições gaúchas para um churrasco e muita dança !! O Júlio Neves descobriu que já sabe dançar música gauchesca desde menininho !!

Eu e o Luciano Ramalho conversamos bastante comparando PHP e Python, dentre outras coisas, o Hélio do KDE foi mais incisivo ao comparar o QT e o GTK, mas o Felipe Damasio matou a pau ao falar do Anjuta :) Foi uma noite memorável na qual o Cesar dançou uma valsa ao som de vanerão !! hehehe...

A sexta foi um dia puxado, começou as 10h da manhã quando eu tinha que falar sobre as novidades do PHP5, onde tive o prazer de ter o Luciano Ramalho na turma. Pela tarde falei sobre o Agata Report, com o Marcelo Malheiros na turma também. Foi um dia alucinante, acelerado, produtivo, que terminou em um coquetel de encerramento do evento com discussões envolvendo diversos assuntos também :) Era o Hélio defendendo a conectiva de um lado e o Cristiano criticando de outro, era o Hélio criticando o Icaza de um lado e o Damasio defendendo-o de outro. Enfim, foi um grande evento de Software Livre e aqui na nossa cidade, Lajeado-RS !!

Postado em

O Fórum Internacional de Software Livre deste ano superou as expectativas (veja na seção fotos). Apresentações de qualidade. Gostei muito das seções acadêmicas do workshop, devorei os anais do workshop em uma noite. Mais do que tudo isso, o fórum é um evento que agrega a comunidade.

Tem pessoas que a gente não vê todo dia, de iniciativas diferentes, GNOME, KDE, OpenOffice, pessoal do Slackware, do Debian, e que o Fórum permite a gente sincronizar as idéias.

Esse ano tive a palestra sobre PHP-GTK. Para minha surpresa veio muita gente, mas muita gente mesmo... Quase o dobro do que a sala comportava... Tinha muita gente no corredor e outras muitas simplesmente deram meia volta porque nao tinha como entrar na sala. O pessoal gostou, ainda bem ;) elogiaram e distribui mais alguns autógrafos (algo que ainda não estou acostumado ;) ...

Todo o tempo passado no fórum é frenético, mesmo que vc não está assistindo à uma palestra específica, você está no corredor conversando com o Augusto Campus do br-linux.org, com o Rubens Queiroz, com o Aurélio Marinho, com o Maddog, com o Carlinhos do ITI, com o Douglas da Feevale, com o Cláudio do OpenOffice.org.br, com o Marlon Dutra e a Loimar da Organização, com o Júlio Neves, com o KOV, o Kiko e o Deivi, o Hélio do KDE, com o Eduardo do NoticiasLinux, com o Ricardo da Abrasol, com o André da Tempo Real, o Marcus do DataSus, o Daniel do Ministério da Saúde, com o Buik do GUS-Br, o Guilherme e o Claudemir da Apoena (e conversar sobre XP, Agile Methods) e até o Fernando Machado e o Sapulha (Fabrízio) e conversar sobre Design Patterns. Isso sem falar que encontro novamente o Leonardo e o Daniel da Unisinos e voltamos a falar da dualidade PHP-GTK e TCL-TK, hehehe, brincadeira...

As palestras são sempre show de bola, mas para rever os amigos da comunidade esse é um evento ímpar em termos de Brasil, sem palavras e até o Fórum do ano que vem !!

Postado em

De 26 à 30 de Abril de 2004 se realizou em Brasília a Semana de Capacitação em Sofware Livre, A Solis esteve presente com um stand. Eu ministrei um curso sobre PHP-GTK e outro sobre Agata Report, que estava bem cheio e com o pessoal bastante interessado. As fotos estão na seção fotos do site (em conference). De todos 20 livros que levei para o evento, vendi 17, doei 2 e sorteei 1 no encerramento do evento, se tivesse mais iria vender mais...

O encontro foi bom para encontrar bons amigos como o kov (Gustavo) e o Aurélio, o Júlio Neves, dentre tantos outros. Por coincidência, no vôo de ida o professor Crespo (de engenharia de software), sentou na poltrona ao lado, e fomos a viagem toda filosofando desde metodologias, passando por C, java, dentre outros. Na ida, no aeroporto ainda encontrei o professor Pasquale Cipro Neto, o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente.

O Evento foi muito produtivo, vários contatos realizados, pessoas conhecidas, etc. O Hotel também superou as expectativas, com uma piscina térmica do tamanho do quintal lá de casa, foi possível tirar o stress todo dia de noite ;) Ainda mais com o pessoal do Debian dando ponta enquanto que ao redor da mesma se realizava um jantar de gala com música ao vivo ;) hehehe.

Postado em

Estava marcado para o Sábado, dia 24 de abril, o lançamento do meu primeiro livro (sim pretendo continuar;). Na livraria Tempo Real em Porto Alegre... Acordamos cedo eu e a Fernanda e depois passamos na casa do amigo Carlos, que ia nos fazer compania... as fotos no site mostram a seqüência...

Depois de 120 Km percorridos, partindo de Lajeado, chegamos em Porto Alegre (depois de algumas dicas erradas)... Procuramos um restaurante para almoçar... Como era sábado, vários estavam fechados, tivemos de caminhar bastante para encontrar um razoável :( ... Mas então, de volta a livraria, o pessoal começou a chegar, e a gente continuou a tirar fotos.

Lá pelas 14h, chegou o Juliano, autor do livro sobre PHP e o André, da Tempo Real, e demos início as palestras... Foi tudo muito produtivo, diversas perguntas, etc... No final da palestra, tive o prazer de conhecer o pequeno João Miguel, o mais jovem programador de PHP-GTK do Mundo, com apenas 8 meses de idade ;) hehehe

Já encerrado o lançamento, chegou o Fernando, aqueles amigos épicos que você só encontra 1 vez por ano em grandes ocasiões... Fomos todos no shopping para encerrar aquele que foi um grande dia, depois de botar a fofoca em dia, tomar um bom capuccino e encontrar o meu livro na gigantesca Cultura, 120 Km depois, agora já noite, estávamos de volta em Lajeado...

Postado em
2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2009  2008  2007  2006  2005  2004